Campo de busca

Categoria Programação

Código é poesia

Código é poesia

Por | 21 de março, 2018 | 0 comentários

Código é a linguagem utilizada para se comunicar com computadores, uma linguagem que tem suas próprias regras e significados. Poesia é uma forma de arte literária na qual a linguagem é usada por suas qualidades estéticas e evocativas, contém várias interpretações e toca cada leitor de maneira diferente .

"Código é poesia.", esta frase tem sido o slogan do WordPress desde sempre e ele, de fato, passa essa ideia de que aquele seu projeto tão bonito e bem feito é, na verdade, uma série de códigos harmoniosamente ligados de uma forma até poética.

Contudo, como em uma boa poesia, há mais de uma forma de ver as coisas e essa primeira, apesar de bem bonita e com significado forte, traz consigo um problema, pode desencorajar novos aventureiros a mergulharem de cabeça e começarem a publicar seus projetos. Pessoas que, muitas vezes, ainda não tem um amplo conhecimento de plataforma ou linguagem e acham que ainda não são boas o suficiente para publicar algo.

Aqui na PrinciWeb nós temos a convicção que código é para todos e que, assim como escritores de literatura ou poetas, pessoas que codam também têm seu próprio estilo que incluem estratégias para otimizar e organizar código, facilitando sua compreensão para computadores e pessoas.

"Código é poesia." fala mais sobre uma mentalidade de sarau que uma galeria de arte. Seu código deve ser poesia no sentido de que é melhor um código feito que um código idealizado que nunca existiu, nunca foi visto, nunca foi rodado e muito menos corrigido. Isso não quer dizer que você deve sair fazendo qualquer coisa só por entregar, pelo contrário, o fazer vai te dar mais energia de correr atrás, vai te dar novas oportunidades de criar coisas novas e melhorar o que, certa vez, já foi o seu melhor.

Essa é a beleza do WordPress, ter barreiras de entrada baixíssimas que tornam a plataforma extremamente convidativa para iniciantes e, ao mesmo tempo, poderoso o bastante para dominar o mercado e ter mais metade da web na bagagem.

Há diversos outros projetos que abordam o trabalho com código como uma linguagem mais humana que de máquina, como o trabalho maravilhoso da Diana Kimball no “Code {Poems}”, eventos como o Code Poetry Slam de Stanford, mentalidades de Idiomatic CSS e o artigo Poetics of Coding do Smashing Magazine.

Então fica aqui o incentivo para quem está começando agora, vá e faça! Faça, erre, aprenda, melhore e faça novamente. Para aqueles que já fazem com WordPress há algum tempo, entre em contato conosco que sempre temos novas oportunidades e seria ótimo conhecer mais de vocês.

 

Deixe um comentário

Queremos saber o que você pensa sobre esse post! Ficaremos felizes se você nos deixar um comentário :-)

Tenha em mente que os comentários são moderados, e os links possuem rel="nofollow". Então por favor, não faça spam de palavras-chave, senão o seu comentário será excluído. Obrigado!

 

[0] Comentários  

Nenhum comentário em "Código é poesia". Seja o primeiro a comentar!