Campo de busca

Categoria Programação

Como usar SSH Key no Git

Como usar SSH Key no Git

Por | 02 de setembro, 2015 | 0 comentários

Fala pessoal!

Estou aqui escrevendo o meu primeiro post pro blog da Princi, vamos parar de enrolação e vamos lá!

O que é SSH Key e pra que serve?

SSH Key é um meio mais seguro de autenticação, melhor que a autenticação por senha. Ele é baseado em Criptografias de Chave Pública, ou seja, existem duas "senhas", uma para o servidor e outra para qualquer outra pessoa. (Caso você queira aprender mais sobre isso, veja este vídeo.

Vantagens

Como dito anteriormente, a ssh key torna o processo de transferência entre Cliente/Servidor mais seguro, pois não passa sua senha.

Além disso, torna o desenvolvimento mais rápido, pois você não precisa mais digitar a senha a cada push ou pull para o servidor.

Observações

Lembre-se que seu servidor Git tem que ter suporte a transferência SSH. Se ele for GitHub, BitBucket ou GitLab não precisa se preocupar.

Tá, como eu configuro?

Gerando chave SSH

Primeiramente, você precisa criar uma chave SSH, para isso, você precisa utilizar o comando "ssh-keygen", caso esse comando não exista na sua linha de comando, abra-o pelo Git Bash.

Aqui vai o comando maroto:

ssh-keygen -t rsa -b 4096 -C "your_email@example.com"

A única coisa que você pode alterar ali é o argumento -C, ele cria comentários na chave. (Confie em mim, você vai precisar saber isso.)

Nesse ponto, você vai receber uma mensagem de qual pasta você quer salvar sua key, NÃO ALTERE-A!

Agora você terá que especificar uma senha, mas ela não é obrigatória. Como é sua primeira vez, apenas aperte enter, mas lembre-se que colocar uma senha vai tornar o processo mais seguro...

Pronto, agora você tem sua SSH Key no seu computador.

O Git usa o arquivo ~/.ssh/id_rsa como arquivo padrão para a chave SSH, por isso pedi para que você não a alterasse.

Se você optar por usar a senha, lembre-se que essa autenticação será requisitada. No Fedora (Distribuição linux que eu uso), sei que é necessário apenas na primeira vez que você for utilizá-la. Mas isso pode depender do sistema operacional.

Configurando no Servidor

Ok, você tem sua SSH key bonitinha, lá na pasta '~/.ssh/' mas agora você precisa configura-la no seu servidor.

Como é muito variável os passos de configuração em cada servidor, vou explicar de uma forma mais genérica:

  • Vá nas configurações do seu usuário, no GitHub, BitBucket ou GitLab e procure por 'SSH Keys' ou similar. Você precisa adicionar uma nova Key;
  • Copie todo o conteúdo do arquivo id_rsa.pub (naquela pasta "~/.ssh/", lembra?) e cole na area Key, da pagina que você abriu;
  • Existe um campo Title que você usa para identificar qual key é qual (geralmente eu coloco um identificador para cada PC.)
  • Clique em submit ou Add Key.

Pronto, sua chave SSH foi inserida com sucesso.

Utilizando

Agora, você pode pegar um repositório e dar um git clone com o link em SSH. Magicamente, o Git já vai realizar a operação sem precisar de nenhuma outra interação.

Dúvidas? Sugestões?

Comenta ai, que eu respondo.
Obrigado e até a próxima!

 

Deixe um comentário

Queremos saber o que você pensa sobre esse post! Ficaremos felizes se você nos deixar um comentário :-)

Tenha em mente que os comentários são moderados, e os links possuem rel="nofollow". Então por favor, não faça spam de palavras-chave, senão o seu comentário será excluído. Obrigado!

 

[0] Comentários  

Nenhum comentário em "Como usar SSH Key no Git". Seja o primeiro a comentar!