Campo de busca

Categoria Programação

Desvendando o MVC

Desvendando o MVC

Por Daniela Matos | 31 de janeiro, 2014 | 11 comentários

 

Oi pessoal!

Esse é meu primeiro post no blog e resolvi escrever sobre um assunto novo para mim e com o qual eu estou tendo muito contato: MVC!

Todos sabemos que não basta apenas saber programar, pois a organização e otimização do trabalho farão com que nosso código seja melhor e mais bem aproveitado, assim como nosso tempo.

Por isso, esse post vai ser sobre MVC, uma opção para os desenvolvedores que querem organizar melhor o seu trabalho.

Continue lendo
Criando um Feed RSS em ASP.NET MVC

Criando um Feed RSS em ASP.NET MVC

Por Jéssica Schissato | 25 de julho, 2013 | 1 comentários

 

Recentemente me deparei com a necessidade de desenvolver um feed RSS básico em uma aplicação e ao pesquisar por exemplos e bibliotecas para ASP.NET MVC, achei um tanto confuso.

Muitos exemplos utilizavam suas próprias classes e geravam seu próprio XML ou utilizavam bibliotecas de terceiros para construção dos feeds. No entanto, após pesquisar um pouco mais, descobri que o framework .NET tem sua própria classe para lidar com essa situação: a SyndicationFeed, que está presente a partir da versão 3.5 do framework para publicar feed RSS e Atom. Então, ao invés de desenvolver seu próprio código para renderizar os feeds ou utilizar alguma biblioteca de RSS, por que não deixar o framework tomar conta disso?

Continue lendo
Lazy Load - Quando usar?

Lazy Load - Quando usar?

Por Bárbara Ranieri | 24 de abril, 2013 | 8 comentários

 

Algumas pessoas acreditam firmemente que a utilização do Lazy Load é indispensável para um bom desempenho de sua aplicação. Porém, a realidade não é bem assim. Entenda neste post o que é o Lazy Load e como ele pode ajudar (ou não) no bom funcionamento e no desempenho da sua aplicação.

Continue lendo
Veja o que é ORM e os frameworks disponíveis para .NET

Veja o que é ORM e os frameworks disponíveis para .NET

Por Bárbara Ranieri | 16 de janeiro, 2013 | 8 comentários

 

Durante o desenvolvimento de software, é evidente a preocupação em que se tem em aumentar a produtividade sem abrir mão da qualidade. No que se refere a banco de dados, é possível a utilização de um framework ORM que nos permita focar mais nas regras de negócios da aplicação do que na persistência de dados em si, permitindo um desenvolvimento mais rápido e consistente. Neste post, você verá os principais conceitos de ORM e alguns frameworks voltados especificamente para a plataforma .NET.

Continue lendo