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SEO

26 Fatores para aumentar a credibilidade do seu site

Por | 18 de abril, 2013 | 1 comentários

Nessa semana, enquanto estudava sobre como aumentar as conversões de um site, encontrei um artigo em inglês com 39 dicas simples que podem ajudar a melhorar a taxa de conversões do seu site, então decidi adaptá-lo para o mercado brasileiro por acreditar que pode ser de grande valia para nós também.

Bom, se você trabalha para uma loja como o Submarino, Saraiva ou um Netshoes você não tem qualquer problema com credibilidade, todo mundo na teoria conhece as lojas citadas acima, mas e se você for o Joãozinho da esquina que acabou de abrir seu negócio e criar sua loja virtual? É, temos uma luta árdua pela frente, as pessoas precisam saber que a sua empresa é séria e confiável, então como fazer isso? É hora de inserir todas as 26 dicas agora em seu e-commerce ou site.

 

1 – O seu site é bonito?

Pode parecer superficial, mas nós seres humanos somos induzidos a confiar em pessoas bonitas e isso não muda quando o assunto são sites. Há um estudo apontando que de 4 em um grupo de 5 pessoas dizem que a aparência do site é um fator determinante para decidir se irão fazer a compra ou não. Então o seu site é bem desenhado? Tem uma boa arquitetura de informação? Pense nisso, deixe seu site o mais atraente possível e perceba o resultado.


2 – Deixe seu e-mail ou telefone de contato visível em todas as telas do site

Isso é importante, pois passa a mensagem para seu novo cliente que você está ali para ajudá-lo com qualquer dúvida ou problema.

3 – É fácil entrar em contato com você através do seu site?

Sempre deixe o link de “Contato” no menu de navegação do site para facilitar o caminho do usuário.

4 – Conteúdo relevante

Escreva conteúdo relevante, pois o conteúdo que está em seu site precisa ser aquele que seus clientes querem ler.  É o momento de analisar se o seu conteúdo agrada seu público, se a resposta for não é hora de otimizá-lo, um bom indicador que seu conteúdo não está legal é a porcentagem da taxa de rejeição que seu site possui.

5 – Linguagem simples

Tenha uma linguagem simples e objetiva, aproxime o máximo possível da linguagem do seu público, eles precisam se identificar com a forma que você fala em seu website.

6 – Ortografia correta

Já pensou que hoje pode ser uma boa hora para revisar o português do seu site? Erros ortográficos costumam afastar clientes e fazer a credibilidade do seu site diminuir.
Faça um tour e verifique possíveis erros e conserte-os, você poderá ter um aumento de vendas por algo bem simples.

7 – Links de outros sites que falam de você

Um bom modo de criar uma reputação é possuir outras pessoas falando de você e do seu negócio, então se existem pessoas na internet falando do seu trabalho, não hesite, insira o link no seu site, é importante ter alguém além de você mostrando confiança no seu trabalho.

8 – Mostre fotos da sua empresa

Caso você possua uma loja física, tire fotos do local e coloque em seu site, mostre seus funcionários, isso pode tornar sua relação com o cliente mais pessoal.

9 – Políticas de troca e/ou devolução

O que acontece se a pessoa não ficou satisfeita com a compra? Ela pode fazer a devolução? Qual é o procedimento? O cliente deseja saber dessas respostas antes de efetuar a compra.

10 – Dê o máximo de informações possível

50% das pessoas desistem da compra devido à falta de informação do produto, seu site produz a quantidade necessária de informações para o cliente se sentir seguro para finalizar a compra?

11 – Não esconda seus preços

As pessoas querem saber o valor do seu serviço ou produto, não faça elas precisarem entrar em contato para saber quanto custa, economize o seu tempo e o tempo do seu cliente.

12 – Mostre seus clientes

Essa é a prova social! Seus clientes podem render futuros negócios para sua empresa, então por que não mostrá-los em seu site?

13 – Mostrar uma ligação com uma organização respeitável

Caso você seja parceiro de alguma organização governamental, parceiro de alguma universidade, ou alguma outra organização que possa passar confiança para seu site não deixe de mencionar isso.

14 – Use depoimentos

Você já pensou em pedir depoimentos para seus clientes e depois inseri-los em seu site? Pode ser útil e passar confiança a pessoas que estão visitando o site pela primeira vez.

15 – Informações sobre a segurança do seu site

Se o seu site requer que a pessoa insira o número do cartão de crédito dela ou outros dados privados, é preciso mostrar que o site é seguro, então uma boa dica seria inserir um selo comprovando a segurança, um exemplo é o selo “Site Blindado“.

16 – Manter um blog

Que tal montar um blog fazendo atualizações semanalmente para mostrar para o cliente que você está ativo no mercado, contribuindo com as pessoas que se interessam pelo seu serviço/produto?
Isso pode deixar o cliente mais promissor em relação ao seu trabalho.

17 – Seu site funciona?

Tenha certeza que seu site possui um bom funcionamento, links quebrados irão retirar sua credibilidade.

18 – Sua marca no Google

Já digitou o nome da sua empresa no Google e deu importância para os outros resultados além do resultado da sua página? Veja o que eles estão falando sobre a sua marca, se houver alguma reclamação, tente encontrar uma solução para o problema e mostrar que você está lá para ouvir seus consumidores.

19 – Sem banner publicitário, sem banners piscando e nem pense em pop-up

As pessoas se sentem repelidas quando se deparam com um site que se parecem como um pisca pisca, faça as pessoas se sentirem confortáveis quando estiverem em seu site, não tire a seriedade de seu negócio com técnicas desse tipo.

20 – Velocidade do site

Seu site é lento? Esse fator pode ser um dos responsáveis por fazer muitos usuários fecharem a janela do seu site e correrem para o concorrente que é mais rápido que o seu, uma dica para otimizar esse processo seria usar um serviço free do Google que promete otimizar o seu site e melhorar o tempo de carregamento, vale a pena tentar: Google Page Speed Service

21 – Evite superlativos

Não diga que você é a melhor empresa do seu nicho, tente ser específico como, por exemplo: “Nós entregamos sua pizza em 10 minutos” ou “Nossa calculadora é a mais rápida do mercado”.

22 – Estudos de casos

Faça estudos de caso do seu próprio trabalho e mostre a importância e os benefícios de seus serviços, além de comprovar quão necessário seu trabalho é, você mostra o conhecimento que possui passando assim mais confiança ao cliente.

23 – Guest Blog

Você pode entrar em contato com blogs que escrevem artigos sobre o seu mercado e solicitar um review sobre sua marca, seus produtos ou serviços. Se as pessoas chegam em seu site e já ouviram falar da sua empresa em algum outro lugar, você tem um ponto a mais.

24 – Tenha um meio de comunicação social

Se você tem uma conta ativa no Twitter, Facebook ou outra rede social você está se aproximando de seu cliente e isso é importante porque mostra que existem pessoas por trás de sua organização.

25 – Sua classificação no Google

Um site que está no top 5 do Google para palavras-chave importantes do seu nicho terá visitantes mais confiantes, apenas pelo site estar no topo do Google.
Qual é a sua classificação no Google?  Talvez seja uma boa hora para começar a pensar no serviço de SEO.

26 – Sinais da comunidade

Se por acaso, você possui um fórum de discussões bem movimento ou algum blog com muitos comentários, isso é um sinal positivo para um recém-chegado em seu site , pois ele irá pensar “as pessoas estão aqui por algum motivo”.

Essas foram as 26 dicas de 39 dicas que você pode conferir no artigo original, selecionei os itens de maior importância e aqui fica a última dica: não exagere com as dicas acima, você pode  acabar passando uma mensagem ruim para o usuário como se você estivesse gritando “Confie em mim!” as pessoas irão achar estranho, seja o mais natural possível.

E vocês, o que fazem para aumentar a credibilidade dos sites que administram? Existem outras dicas para acrescentar? É só deixar um comentário abaixo :)

 

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[1] Comentários  

Rodolfo Pereira

Matou a pau!

Particularmente gosto bastante de lojas que são bastante ativas nas redes sociais, pois isso mostra que há pessoas confiáveis por trás de uma loja virtual.

Um exemplo de loja que pratica essa ação, é a LinuxMall. basta ver o Twitter deles – https://twitter.com/LinuxMall – para entender melhor o que estou dizendo.

18-04-2013 às 21:06 Responder