Campo de busca

Categoria Design

Micro Textos - Descubra o seu poder

Micro Textos - Descubra o seu poder

Por | 16 de setembro, 2014 | 0 comentários

Você já parou para pensar em quanto e como os micro textos podem influenciar nas decisões e interações dos usuários em um site?

 

Adicionar um texto a um botão ou criar frases de apoio de um título ou sessão do layout pode parecer simples e é uma tarefa comum no dia a dia de um designer ou front-end, mas você já parou para pensar que a escolha certa de um micro texto pode ser um diferencial?

Mas afinal de contas o que são micro textos?

Para quem ainda não sabe, encontrei uma ótima definição em inglês, publicada no blog:
Bokardo - http://bokardo.com/archives/writing-microcopy/

“Microcopy is small yet powerful copy. It’s fast, light, and deadly. It’s a short sentence, a phrase, a few words. A single word. It’s the small copy that has the biggest impact. Don’t judge it on its size…judge it on its effectiveness.”

Traduzindo:

“Micro textos são textos pequenos, porém poderosos. São rápidos, curtos e matadores. São uma pequena sentença, uma frase, algumas palavras. Uma única palavra. São os pequenos textos que tem os maiores impactos. Não os julguem pelo tamanho… julguem os pela sua efetividade.

 

Os micro textos tem papel importante dentro de um site e eles são mais poderosos do que muitos podem imaginar.  Micro textos podem impactar diretamente na conversão e na forma como os usuários interagem com a interface, influenciando tomadas de decisão importantes como comprar, acessar uma página, cadastrar-se, entre outros. Por isso, vale a pena refletir e aprender um pouco mais sobre como criar e utilizar micro textos para obter uma melhor interação com seu usuário.

 

Durante o dia a dia desenvolvendo websites comecei a questionar alguns processos repetitivos que geralmente realizamos e não paramos para pensar sobre eles. Um exemplo é adicionar textos em botões e criar chamadas do tipo “call to action”. Em alguns casos não é tarefa do designer definir títulos e chamadas, e neste caso utilizamos um texto fictício como o famoso “Lorem Ipsum”, mas em alguns casos acabamos definindo nomes para botões, estes que acabam sendo usados de fato após a finalização do site e até sua publicação.

 

A fim de tentar melhorar algumas práticas e, consequentemente, a qualidade do resultado final do meu trabalho, comecei a levantar alguns questionamentos sobre estes processos repetitivos, mais especificamente sobre os microtextos.

 

Fiz perguntas como:

  • “O que é mais eficaz? Escrever em um botão: “Saiba Mais” ou “Leia Mais”?
  • Qual seria a diferença para o usuário em ler um texto no botão “Saber mais” e “Saiba mais”, será que faz alguma diferença mudar a forma de utilização do verbo?
  • Será que existe uma outra maneira mais atraente de se dizer a mesma coisa?
  • Será que utilizar esses padrões são a melhor alternativa em todos os casos?
  • Qual seria a diferença de impacto e conversão se eu colocasse outro tipo de conteúdo?
  • A maioria dos sites utiliza algo como “Saiba Mais” ou em inglês “Learn More”, se essa não é a melhor opção, o que faria mais sentido como texto e que me poderia ser utilizado para trazer mais resultados?

 

Com tantas dúvidas, resolvi investigar e pesquisar um pouco mais sobre esse assunto, e acabei encontrando uma série de postagens falando sobre o assunto, confesso que me surpreendi com o que encontrei. Não só o conteúdo é muito interessante, mas também pude notar que realmente os micro textos são muito importantes e podem influenciar diretamente na tomada de decisão do usuário, assim como no resultado de conversão. Parece óbvio, mas atire a primeira pedra quem nunca colocou qualquer frase como texto de botão e seguiu a maré da tendência.

 

Sendo assim, gostaria de compartilhar com vocês um pouco sobre o que eu encontrei e acabei aprendendo com esse questionamento, e quem sabe ajudar você também a melhorar seus processos na hora de desenvolver um novo projeto. Vale lembrar que não tenho intenção em entrar em detalhes quanto ao posicionamento, formato, fontes ou cores para botões ou textos, isso é assunto para outro post, vamos nos ater somente ao texto propriamente dito, sem contar recursos visuais e design, ok?

 

Microtextos podem ser utilizados para diversas finalidades:

  • Ajudam a solucionar um problema.
  • Tem capacidade de instruir.
  • Esclarecer uma dúvida ou funcionalidade.
  • Aliviar preocupações
  • Quebrar barreiras.
  • Influenciar na tomada de decisão.
  • Os micro textos estão diretamente relacionados aos contextos em que estão inseridos.
  • Em um botão de uma determinada seção, o texto geralmente vai se referir a seção que está ligado. Em um formulário, poderá auxiliar no esclarecimento de uma dúvida.

 

Algumas dicas do que não fazer e do que fazer quando estiver escrevendo micro textos:

  • Não seja vago, escreva frases objetivas porém completas para serem entendidas. Um exemplo de aplicação pode ser em mensagens de erro ou sucesso em formulários.
  • Tente ajudar o usuário, traga informações relevantes que podem sanar dúvidas.
  • Seja específico e funcional.
  • Dê vida aos seus micro textos, deixe-os mais humanos ou com tom de humor, de forma a se comunicar diferentemente com seu usuário. Um exemplo é modificar a maneira que as mensagens do sistema aparecem após interações com elementos da página. Você se lembra do macaquinho do MailChimp?
  • Seu site não precisa ter uma linguagem padrão ou de robô em 100% dos casos.

 

Não existe uma fórmula secreta para criar micro textos, porém uma dica valiosa é, seja informativo em primeiro lugar, comunique o que é mais importante e vá direto ao ponto. Lembre-se os micro textos tem poder, então, agora que você já sabe disso dê mais valor a eles e desenvolva-os com mais cuidado.


Para que você fique inspirado e desenvolva ótimos micro textos no seu próximo projeto, deixo aqui alguns exemplos de aplicação em sites famosos no mundo digital:



UxPin




Evernote




MailChimp




Tumblr




Basecamp




Zendesk




Squarespace




Shopify




Slickplan


 

Agora você poderá começar a utilizar seus micro textos de maneira mais eficiente em seu próximo projeto! 

Espero que tenha gostado deste post.

Compartilhe ou deixe um comentário!

 

Quer saber mais sobre o assunto?

Visite os links a seguir:

http://unmatchedstyle.com/news/microcopy-why-is-it-so-important.php

http://bokardo.com/archives/writing-microcopy/

http://conversionxl.com/microcopy/?hvid=30ks7R#

http://designmodo.com/microcopy/

 

 

Deixe um comentário

Queremos saber o que você pensa sobre esse post! Ficaremos felizes se você nos deixar um comentário :-)

Tenha em mente que os comentários são moderados, e os links possuem rel="nofollow". Então por favor, não faça spam de palavras-chave, senão o seu comentário será excluído. Obrigado!

 

[0] Comentários  

Nenhum comentário em "Micro Textos - Descubra o seu poder". Seja o primeiro a comentar!