Campo de busca

Categoria Design

Como uma Avaliação Heurística ajuda a melhorar a usabilidade de um site

Como uma Avaliação Heurística ajuda a melhorar a usabilidade de um site

Por Lucas Lorençon | 05 de janeiro, 2016 | 2 comentários

 

Fala galera!

Recentemente, chegou uma requisição em que eu deveria propor melhorias na experiência da busca de um site e-commerce. Quando me pediram para realizar essa tarefa, eu estava distante do projeto desse site e a primeira pergunta que eu fiz foi “como vou propor melhorias para um site que eu não tive tanto contato, muito menos com o usuário?”

Continue lendo
Micro Textos - Descubra o seu poder

Micro Textos - Descubra o seu poder

Por Caio Calderari | 16 de setembro, 2014 | 0 comentários

 

Você já parou para pensar em quanto e como os micro textos podem influenciar nas decisões e interações dos usuários em um site?

 

Adicionar um texto a um botão ou criar frases de apoio de um título ou sessão do layout pode parecer simples e é uma tarefa comum no dia a dia de um designer ou front-end, mas você já parou para pensar que a escolha certa de um micro texto pode ser um diferencial?

Continue lendo
O Processo de Design na PrinciWeb

O Processo de Design na PrinciWeb

Por Flávia Scudeler | 01 de agosto, 2014 | 0 comentários

 

Ultimamente, tenho visto muitos artigos mostrando o processo de Design de grandes empresas, como Google, Amazon e até do Governo do Reino Unido. Contudo, muitas vezes esses processos, longos e complicados, não se enquadram nos nossos projetos, que contam com orçamentos baixos e tempo escasso.

Em vista disso, resolvi mostrar para vocês como é o processo aqui na Princi, para projetos um pouco mais complexos, como sistemas e portais. Quem sabe ele te ajuda ou pelo menos te dê um norte para os seus projetos? ;)

Continue lendo
A diferença entre Arquitetura de Informação e UX Design

A diferença entre Arquitetura de Informação e UX Design

Por Marcela Picheco | 08 de outubro, 2013 | 3 comentários

 

Para aqueles que estão começando a estudar Arquitetura de Informação e UX Design, é um pouco difícil de entender e ainda mais de explicar a diferença entre um e outro e qual a função de cada profissional responsável. Para ajudar, encontrei este artigo do site UX Booth e o traduzi para o português com algumas adaptações. Segue abaixo :)

A diferença entre Arquitetura de Informação e UX Design

Arquitetura da Informação, segundo a Wikipedia, é "a arte e a ciência de organizar e rotular sites... para apoiar a usabilidade." E a Experiência do Usuário, também de acordo com a Wikipédia, é "a maneira como uma pessoa se sente sobre o uso de um produto, sistema ou serviço. [Isso inclui] percepções de uma pessoa sobre os aspectos práticos, tais como utilidade, facilidade de uso e eficiência do sistema".

Mesmo no que diz respeito à sua definição, Experiência do Usuário toma Arquitetura de Informação como seu alicerce e leva-o para o próximo nível.

Continue lendo
Mudança Organizacional em favor da Experiência do Usuário pt. 2

Mudança Organizacional em favor da Experiência do Usuário pt. 2

Por Marcela Picheco | 15 de agosto, 2013 | 0 comentários

 

Voltando a falar sobre o workshop "Mudança Organizacional em Favor da Experiência do Usuário" em que a equipe de design participou no mês de julho, mas agora com foco nas metodologias abordadas durante o curso. Se você não viu o primeiro post sobre, recomendo a leitura, nele explicamos como estruturas organizacionais com hierarquias verticais criam barreiras para a instalação do foco em Experiência do Usuário na empresa.

O método utilizado no workshop foi bem diferenciado, pois não se tratava de apresentação de slides de teorias enquanto todos ouviam e prestavam atenção. Foi bem participativo, pois foi utilizado o teatro como método de aprendizagem. O primeiro termo estranho que ouvimos foi "Teatro do Oprimido".

Continue lendo
Mudança Organizacional a Favor da Experiência do Usuário

Mudança Organizacional a Favor da Experiência do Usuário

Por Flávia Scudeler | 01 de agosto, 2013 | 0 comentários

 

A estrutura organizacional da sua empresa permite que todas as áreas conheçam e ajam a favor da experiência do usuário?

A equipe de design da Princi foi até São Paulo entender um pouco melhor como deve ser uma estrutura organizacional a favor da experiência do Usuário. O workshop com Frederick Van Amstel, doutorando em Experiência do Usuário, foi bem explicativo e um tanto teatral (para desespero dos tímidos), mas essencial para compreender na prática como devemos agir e pensar, buscando o melhor para o usuário e para a empresa.

Continue lendo
Acessibilidade Web – Cores

Acessibilidade Web – Cores

Por Marcela Picheco | 25 de junho, 2013 | 0 comentários

 

E aí, pessoal! Vamos voltar a falar sobre a Acessibilidade Web, mas desta vez vamos focar no assunto cores. Sim, pois muita gente ainda não sabe que adaptar certas mudanças no seu layout, em relação às cores, podem fazer muita diferença para quem está acessando o seu site.

As cores são interpretações que nossa visão leva até o cérebro da luz refletida nos objetos. Cores podem transmitir sensações diferentes dependendo de sua aplicação, podem indicar um segmento de mercado (por exemplo infantil e alimentício) e muitas outras funções. Como designers, precisamos aprender a usá-las com sabedoria para que elas não virem inimigas do seu negócio, mas sim favoreçam-no. Como já dissemos nos posts anteriores, usar boas práticas de acessibilidade no seu layout, tanto em tipografia como em cores, beneficia e facilita o acesso a todos os usuários de uma maneira geral, não apenas os menos aptos, até porque a percepção de cores varia de pessoa para pessoa.

Continue lendo
Acessibilidade Web – Tipografia

Acessibilidade Web – Tipografia

Por Flávia Scudeler | 16 de maio, 2013 | 0 comentários

 

Continuando nossa série de posts sobre Acessibilidade, vamos falar um pouco sobre o papel da tipografia e como ela deve se comportar em um site.

Como já vimos, ao projetar um site, devemos pensar em todos os diferentes usuários que utilizarão a interface, aplicando métodos para deixar sua interface acessível, entre eles o uso correto das cores e da tipografia.

Entre os aspectos que devemos levar em consideração ao projetar um site estão: deficiências visuais, auditivos, motoras e cognitivas, habilidade motora, diversidade de dispositivos (computador, tablet e celular), diferentes públicos e o analfabetismo.

O uso correto da tipografia beneficia os usuários como um todo e não somente aos que possuem alguma deficiência, pois torna as informações mais claras e objetivas, levando a melhor visualização e navegação do site.

Fiz um breve resumo com algumas considerações referentes à tipografia.

Continue lendo